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© 2019 por Katia Hardt

Yoga

Algumas pessoas ainda acreditam que o Yoga é apenas uma técnica de relaxamento, porém são muitos benefícios que podemos desfrutar. Muito mais que uma simples atividade física é uma prática tridimensional, pois atua no corpo, na mente e em nossas emoções, integrando todas nossas faculdades dispersas e provocando profundas transformações em nosso ser.
Não são necessários pré-requisitos para ser um aluno de yoga e adquirir os benefícios desta técnica. Por ser uma aula totalmente individualizada, o aspirante só precisa respeitar o seu próprio ritmo, ter determinação, reservar um tempo para praticar com regularidade e um instrutor capacitado para acompanhar seu desenvolvimento, que acontece gradualmente.

 

 

 

 

Hatha yoga

Esta modalidade de yoga, tem um ritmo mais tranqüilo que combina relaxamento, meditação, exercícios respiratórios e atividade física, junto com o ideal de uma vida mais saudável, de paz e alegria. Com a prática, os músculos do corpo são tonificados, os órgãos internos massageados, o funcionamento das glândulas é equilibrado e os problemas respiratórios, digestivos e de coluna podem ser atenuados ou revertidos. Desse modo, aumenta-se a disposição, o bem-estar, o humor e a concentração.

Vinyasa Yoga

É um estilo mais forte do que o yoga tradicional; mescla dois outros métodos: o Ashtanga Vinyasa Yoga de Pattabhi Jois e o Iyengar Yoga de B.K.S. Iyengar, ambos com origem no Hatha Yoga. Numa aula de vinyása yoga, trabalham-se as posturas clássicas com movimentos fortes e fluidos, ligados a uma respiração dinâmica chamada de ujjayi, tendo foco no equilíbrio entre força e flexibilidade. A respiração ujjayi gera um fluxo de energia e calor intenso fazendo com que o corpo transpire mais. Isso ajuda a aquecer a musculatura e eliminar as toxinas, permitindo maior flexibilidade, alongamento e disposição.

Benefícios da prática regular

  • Através das aulas, desenvolve-se a consciência corporal, consciência respiratória, a concentração e a autodisciplina;

  • Os músculos ganham tônus, alongamento, força, flexibilidade e agilidade para o corpo;

  • O domínio das posturas favorece o desafio pela superação de dificuldades e a experiência pelo novo. Essas sensações quando assimiladas, podem trazer equilíbrio na vida do praticante colaborando para enfrentar os momentos difíceis e o controle de situações de estresse;

  • A maioria das posturas ativa o sistema circulatório e os vasos linfáticos. Fortalece o sistema imunológico e o sistema cardiovascular;

  • Gera mais vitalidade ao corpo, melhora o alinhamento postural e equilíbrio;

  • Os exercícios respiratórios ajudam a reduzir a ansiedade, aumenta a resistência física e a capacidade pulmonar, fortalece o sistema cardiovascular, melhora a distribuição e a absorção de oxigênio pelas células;

  • A meditação controla a pressão da vida moderna, eliminando o estresse e a ansiedade, trazendo sabedoria para a vida. “Uma mente tranqüila é capaz de criar conexões que permitem um melhor intercâmbio de informações, com reflexos positivos na memória e no raciocínio”;

  • Proporciona bem-estar, sensação de plenitude, energia e motivação;

  • Harmonia do sistema endócrino.

Como funcionam as aulas

Na primeira aula é feita uma avaliação para se detectar as necessidades físicas e emocionais do aluno ou do grupo, em seguida as aulas são personalizadas, respeitando a capacidade física de cada um, observada na avaliação. Os atendimentos de Hatha yoga, Vinyasa Yoga ou Meditação, podem ser individuais ou em grupo, e podem ser realizadas na residência, no condomínio, na empresa ou no local disponível da sua preferência. Disponha de mais autoconhecimento, bem-estar físico, mental e emocional. Conheça a arte de se reinventar, venha viver ArteYoga!

Meditação ClaraMente

Como ser feliz e desfrutar a vida com um corpo e mente sobrecarregados?

 

O excesso de informações, atividades e o movimento acelerado da vida moderna, tem causado muitos prejuízos para a saúde física, mental e emocional do ser humano. Nesse cenário, aparecem as tensões, a depressão, a ansiedade, o estresse, a hipertensão, a insônia, a dor de cabeça, entre outros. Esse número crescente de doenças psicofísicas, podem surgir pelo desequilíbrio emocional causado por uma mente agitada e sem foco.
A mente, assim como o corpo, também precisa descansar, desintoxicar, pausar e relaxar. É praticamente impossível enxergar o sol com o céu repleto de nuvens, não é mesmo?
O primeiro passo para quem deseja ter qualidade de vida, é diminuir o fluxo de pensamentos para silenciar a mente nos momentos de agitação interior.
Neste sentido, a milenar prática da meditação é uma excelente ferramenta para o processo de plenitude, trazendo comprovados benefícios para a saúde. É o que propõe o programa ClaraMente, colaborar com uma percepção mais profunda acerca de si mesmo, visando minimizar os efeitos nocivos, dessa agitação da vida moderna e a melhoria do estado interno do indivíduo, por meio, do relaxamento, da respiração e técnicas meditativas, que promovem a clareza de pensamentos, a expansão da consciência e a promoção da paz interior e bem-estar. 


O que é a Meditação? 
 

Os antigos textos da tradição do yoga, dizem que quando o observador, o objeto de observação e o ato de observar se integram, tornam-se uma coisa só, nesse instante entramos no estado de meditação profunda.
A meditação é o estado de atenção plena, o estado uno do Ser desperto e livre das limitações, onde a autoconsciência e presença são constante. Nesse estado, o praticante pode compreender a integração de tudo e de todos.
Sem dúvida, a meditação é um antídoto contra diversos males.


Por que meditar?

 

  • Desenvolve a concentração, o foco e a autoconsciência;

  • Amplia a compreensão do mecanismo mental;

  • Mantem a calma e serenidade para lidar com as tensões do dia-a-dia;

  • Ter clareza de pensamentos e sentimentos;

  • Desenvolve a inteligência emocional, o equilíbrio e mais coerência nas ações;

  • Aumenta criatividade e produtividade

  • Ajuda a diminuir a ansiedade

  • Vivencia estados de bem-estar e paz profunda

  • Com o treino, podemos acessar esse estado de paz a qualquer momento

Para quem se destina?

 

Todos as pessoas que buscam autoconhecimento, qualidade de vida, bem-estar e almejam melhorar seu desempenho. Está proposta se destina tanto para o treinamento pessoal, como grupos ou empresarial.


Quais os benefícios da prática de meditação?

 

  • Desenvolvimento de concentração e foco

  • Conhecimento e compreensão do mecanismo mental

  • Calma, serenidade e paciência para lidar com as tensões do dia-a-dia

  • Clareza de pensamentos, de sentimentos, dos estados emocionais e dos acontecimentos

  • Desenvolvimento da inteligência emocional, equilíbrio e mais coerência no agir

  • Autoconhecimento

  • Percepção clara dos potenciais de força

  • Maior satisfação para viver, mais plenitude e alegria

  • Ajuda a olhar a vida com maturidade e sabedoria

  • Mais criatividade e produtividade

Resultados esperados com a prática meditativa:

  • Compreender como a mente funciona

  • Desenvolver mais foco e concentração

  • Diminuir a ansiedade e a impaciência

  • Ter clareza dos pensamentos autosabotadores e ser capaz de se desligar deles

  • Vivenciar estados de bem-estar e paz profunda

  • Com o treino, acessar esse estado de paz a qualquer momento

  • Reconhecer de onde se originam as emoções tóxicas e ser capaz de lidar bem elas

  • Desenvolver a habilidade de ter mais discernimento sobre os pensamentos, sentimentos e
    emoções.

  • Agir e tomar decisões coerentes com os objetivos pretendidos.

  • Se libertar de crenças limitantes e do diálogo mental aflitivo.

  • Com o treino constante, os efeitos nocivos da mente agitada tendem a sumir e você torna-se capaz de agir com mais sabedoria e maturidade quando as emoções oscilam.

Arte como terapia

A necessidade do ser humano criar faz, parte da procura de um equilíbrio, pois enquanto cria sua arte, explora todas suas potencialidades expressivas, organizando formas, linhas, volumes, ordenando os sentidos e regulando seu ritmo interno. 

A terapia através da arte é um recurso terapêutico usado como canal de comunicação interpessoal que ajuda o indivíduo a revelar conteúdos, tanto conscientes como inconscientes através dos diversos meios utilizados, como: desenho, pintura, colagem, escultura, dança, música e representação.

Esse trabalho permite que o inconsciente se expresse e revele aquilo que até então não era consciente. Dessa forma, é possível estimular e despertar o potencial criativo da pessoa, para que assim, ela encontre seu ponto de equilíbrio mental e emocional.

Esse tipo de terapia tem sido muito eficiente, nos casos de ansiedade, síndrome do pânico, depressão e nas dificuldades de pessoas se expressarem verbalmente. As sessões podem ser praticadas, tanto individualmente como em grupo. 

 

“A arte toca a alma e desperta o universo misterioso da imaginação. Desperta a sensibilidade e a criatividade latente, para se atingir o estado de Yoga”.            Katia Hardt

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DEPOIMENTOS

"Jamais imaginei que me apaixonaria tanto pelo yoga como me apaixonei, e suas aulas foram fundamentais pra isso. Parabéns pela dedicação e pelo maravilhoso trabalho, ele tem o poder de transformar o corpo, a mente e nosso dia-a-dia."Aliás, parabéns pelo site, tá muito legal!

Natália Ferraresso

Enfrentar a gente mesmo e tentar evoluir espiritualmente não é uma escolha fácil, mas com certeza esse caminho fica mais leve ao seu lado!.Sou suspeita pra falar sobre você e seu trabalho porque tudo que conquistei nesses 3 anos devo às suas aulas! Namaste, Guru!!!!

Andrea Dimarzio

Eu só tenho que agradecer pelo belo trabalho que você pode mostrar com os alunos fórmula e a total dedicação e competência no que você faz de melhor!

Cláudia Gracioli de Oliveira Coordenação Ginástica Academia Fórmula

Unidade Campinas

Com o yoga aprendi o signifcado de equilíbrio interior e harmonia entre corpo, espírito e mente! A forma como a Kátia conduz suas aulas, nos fez sentir muito a sua falta quando esteve viajando pra Índia. Que bom que ela voltou, agora com uma experiência muito bacana para nos auxiliar neste caminho do autoconhecimento!!

Olívia Ribeiro

Tantas coisas que aprendi com essa mini guru que este espaço seria pequeno demais para descrever tudo o que tenho a agradecer a ela. Hoje sinto que sou uma pessoa muito melhor do que há dois anos quando não conhecia o Yoga. Aprendi o real conceito de PAZ, AMOR E GRATIDÃO e este aprendizado nunca teria sido possível sem a ajuda de uma pessoa tão iluminada como a Kátia, que tem o dom de passar seus conhecimentos com tanta sabedoria. Obrigada Katinha por todas as nossas conversas e por me fazer entender melhor o sentido de estar nesta vida. Beijos

Fabiana Stikovics Koeke

Queria te dizer que muito obrigada por tudo: por cada uma das aulas, asanas, pranayamas e ioganidras ensinados e por sobre tudo por cada uma de tuas palavras.ADOREI com maiúscula tuas aulas, você sem duvida está muito certa no trabalho que faz. Da pra ver que você ama o ioga e ensiná-lo também....isso é muito legal e muito de admirar ;-)Eu nem fazia ioga antes, e este ano 2010 por alguma razão que nem lembro entrei nessa salinha para experimentar e fiquei apaixonada por Ioga e por ter uma professora tão legal para entregar isso....e agora sabe o que eu sento? que o Ioga é para sempre ;-) e isso é em grande parte, graças a você. Assim MUITO OBRIGADA!!

Cristina - Chile

Adoro as aulas com a Katia Hardt! A instrução é carinhosa e profissional e as aulas trazem novas perspectivas da vida, paz mental e saúde.l!

Luca Merlini