Sinta-se livre para tirar qualquer tipo de dúvida ou propor trabalhos e parcerias.

 

Tel: 55(19) 99706-3900 (Vivo) e WhatsApp
Campinas - SP

contato@arteyoga.com.br

Entre em contato

Política de privacidade          Termos de uso

© 2019 por Katia Hardt

MINHA VIDA NUMA MALA

17/01/2019

 

 

 

As vezes precisamos sair de cena...
Em 2018, embarquei em mais uma auto-investigação, para exercitar de forma mais profunda o autoconhecimento e buscar o progresso e evolução interior. 
Foram 365 dias de recolhimento, incluindo uma viagem sabática de quase 6 meses, por 5 países e 14 cidades. 
Um trekking de 4 dias pelas montanhas do Nepal, onde subi e desci mais de 15 mil degraus, enfrentei o desconforto da altitude, o frio cortante, percorri 61 km ao todo, contrai o “mal da montanha” que me deixou acamada por quase 25 dias. 
Depois a subida até o Vulcão Batur em Bali, as 3 horas da manhã, pisando num solo extremamente perigoso para chegar ao topo e ver uma das mais lindas paisagens do sol nascendo. 
Dentre tantas coisas marcantes que aconteceram, uma delas foi ouvir de um guia turístico, a história da guerra civil no Camboja, onde ele viu sua família ser dizimada.
Nessa jornada, vi a miséria humana, a fome, a extrema pobreza, a beleza, a grandeza de uma alma, o desespero e a súplica num olhar, a angústia de um coração, a fé cega, a fascinação...
Foram momentos únicos de muitas descobertas, através dos estudos, práticas de yoga, meditações. Mas ainda buscando sair literalmente da zona de conforto e encarar meus “pontos cegos”, resolvi fazer 10 cursos de autoconhecimento e desenvolvimento humano, que me trouxeram grandes insights... 
O que pude aprender com tudo isso? 
Não atingi o estado de iluminação, mas pude trazer minhas sombras ao nível consciente, pude observar a inteligência por traz de cada uma delas e ver que na "próxima esquina" essas sombras podem estar a espreita observando também se há Verdade em nossos corações... Muitas sombras são sutis, e só mesmo quando abrimos o coração para a Verdade é que podemos enxergá-las... Cabe a nós trazer luz a elas seguindo as trilhas do coração ou permanecer nas sombras do ego... Sempre teremos o livre arbítrio para fazer essa escolha. 
O que a Índia me ensinou? "Se não quer pagar o preço, reduz!" Essa foi a frase que ficou ecoando em minha mente depois que parti da Índia. Com ela aprendi a reduzir o excesso, coisas supérfluas, aprendi a reduzir as certezas. 
O que o trekking no Nepal me ensinou? "sem sacrifício, ou seja, sem o sacro ofício, dificilmente chegamos ao topo. Se queremos ter sucesso, precisamos sair do conforto e encarar o desconforto. 
O que Bali me ensinou? Sem as sombras não podemos enxergar a feiura dos demônios internos que criamos, das formas/pensamento. Purificar o coração é exercício constante
O que o Camboja me ensinou? Seu sofrimento pode ser muito menor se tomar como referência o sofrimento do outro. 
O que os cursos me ensinaram? Entre muitas coisas, que sem comprometimento não há progresso e nem evolução.
Enfim, depois dessa aventura no silêncio profundo do meu eu, pude me ver despida de mim, pude percorrer as trilhas do meu coração, perceber pontos de auto sabotagem. 
Aprendi a confiar na energia que me põe a andar, aprendi com a exaustão, com cada emoção, com cada pensamento, com a solidão, com a tristeza, com o medo, com a pureza de um olhar, com o estresse, com a pressão... quebrei padrões...
Depois de tudo, posso dizer que foi a mais incrível e sublime experiência que tive, realmente tudo acontece no plano e tempo perfeito de Deus. Não tenho nada a reclamar, só a compartilhar, só agradecer pela maravilhosa oportunidade que me foi concedida para aprender mais e evoluir... 
Ao meu querido Filho, só tenho a agradecer por todo apoio que me deu e que tem me dado nessa jornada.
A minha Norinha querida, muito obrigada por ser parte da nossa família. Aos amigos, alunos e parentes obrigado por participarem indiretamente e diretamente dessa jornada, obrigado por todo carinho, atenção e compreensão. 
Então, bora servir e transmitir o que aprendi.
Desejo a todos um 2019 diferente, uma linda e nova experiência livre de certezas!

Please reload

Posts Em Destaque

By being a warrior you will harmonize the Present-Past and Present-Future

March 31, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes

January 17, 2019

Please reload

Arquivo