Sinta-se livre para tirar qualquer tipo de dúvida ou propor trabalhos e parcerias.

 

Tel: 55(19) 99706-3900 (Vivo) e WhatsApp
Campinas - SP

contato@arteyoga.com.br

Entre em contato

Política de privacidade          Termos de uso

© 2019 por Katia Hardt

Ser grato, é estar no fluxo da graça

18/05/2018

 

GRATIDÃO

Já parou para pensar em quantas bênçãos e coisas boas acontecem no seu dia? Consegue imaginar e reconhecer quantas pessoas contribuem com seu bem-estar?

Outro dia, fazendo meu exercício diário de sair da minha zona de conforto interna, pensei sobre quantas pessoas estiveram e ainda estão contribuindo com o meu conforto. Lembrei da construção da minha casa e comecei a refletir em quantos ajudaram a erguê-la para que eu pudesse ter um teto para morar, além do pedreiro, servente, tiveram as pessoas que fabricaram os tijolos, o cimento, os canos, o piso, as telhas, portas e janelas, o madeiramento do telhado, o motorista do caminhão e o ajudante que trouxe o material. E depois de pronta, outros tantos para fabricar os móveis ....

E dando continuidade a esse exercício, quando fui almoçar, comecei a pensar em quem teria colhido o feijão, o arroz, as verduras e os legumes que estavam no meu prato. Assim, segui refletindo sobre os rapazes do lixo que todos os dias recolhem tudo aquilo que eu descarto, nas pessoas que trabalham para fazer chegar a água na minha casa, naqueles que fabricaram meu carro, nos funcionários que confeccionaram as peças, nos montadores... Nossa quanta gente envolvida! Isso me levou a pensar como seria minha vida sem essas pessoas e me dar conta de que tenho muito a agradecer por esses seres abençoados que fazem parte dessa caminhada.

Dá para imaginar quantas pessoas se sacrificam por nós nesse momento? O quanto dependemos uns dos outros e quanto é valioso agradecer por tantas bênçãos recebidas diariamente?

O campo da gratidão é tão vasto e tão maravilhoso de ser explorado, existem inúmeras razões para agradecermos. Se tirarmos um tempo para observar as coisas simples e belas da vida podemos reconhecer; como contemplar um pôr do sol e perceber que podemos enxergar, andarmos descalços na areia da praia e percebermos que temos pernas e pés que nos levam para onde quisermos, ouvir uma música agradável e lembrarmos que o sentido da audição é perfeito, saborear uma boa comida, sentirmos o aroma agradável do café... Porém, reconhecer tudo que nos traz conforto é mais fácil, mas será que conseguimos reconhecer o quanto crescemos e amadurecemos quando somos colocados a prova?

Geralmente as pessoas tem o hábito de agradecer a quem fez um bem e repudiar a quem fez um mal, mas olhando por outro ângulo, quem passa por uma situação de agressão, ataque ou alguma dificuldade, precisa encontrar meios para se proteger, superar e se equilibrar, nesse sentido, o agressor deixa de ser o vilão e passa a ser um benfeitor e a situação deixa de ser um problema e passa a estimular a pessoa a encontrar a solução, não é? Dessa forma, quando compreendemos que a causa do problema pode ser uma lição a ser aprendida e uma oportunidade de encontrar uma resposta sensata, lúcida e sábia, a reclamação perde a razão.

“Sentimos gratidão quando sentimos Deus em todas as coisas, no bem e no mal, nas sombras ou na luz, em tudo”.

Agradecer pelas bênçãos recebidas, seja de uma pessoa ou de uma situação vivida, nos ajuda a evoluir como seres desse mundo.

Quanto mais cultivamos pensamentos de gratidão, mais agradável nos tornamos, mais aumentamos a chance de permanecer num estado de graça, na positividade, no otimismo e consequentemente maior será o nosso nível de satisfação.  Com isso, ativamos áreas importantes do cérebro, que estimulam a produção de hormônios, como a ocitocina, a serotonina que também traz a sensação de bem-estar, prazer e alegria.

Gratidão é a ação decorrente do estado de graça, daquele que consegue sentir a presença de Deus em todas as coisas, por isso, cultivá-la, também é uma oportunidade de manifestar benevolência por todos os seres de forma autêntica. Ser grato, é estar no fluxo da graça desfrutando da felicidade tão almejada por todos.

E finalizo essa reflexão, aumentando ainda mais minha lista de gratidão. Gratidão por todas as bênçãos recebidas nessa viagem pelas trilhas do coração, por sentir a presença Divina na natureza, nas pessoas e animais que cruzaram meu caminho, pelo meu filho querido que me incentivou e me ajudou nessa jornada, a minha nora que esteve tão presente nesse processo, ao Marcos, aos amigos e familiares que me apoiaram e me ajudaram, que trouxerem palavras de carinho e força, a Jesus que sensibilizou meu coração, aos anjos que me guiaram e me protegeram, a grande mãe que me sustentou e a todas pessoas que indiretamente, me ajudam a viver melhor.

E você, já reservou um tempo para fazer uma autorreflexão sobre as bênçãos da vida?

Por quais motivos você poderia começar a ser grato(a) e fazer da sua jornada uma jornada abençoada?

Que pessoa te feriu e que de alguma forma contribui com ensinamentos que te fizeram crescer e que você poderia abençoar e sentir-se grato por isso?  

Sou imensamente grata a Deus pela minha existência! A vida é uma dádiva!

 

Gratidão por ler este artigo! Se vc gostou, compartilhe com alguém que isso poderia ser útil.

#gratidão #mentecriativa #mentesquetransformam #arteyogapelomundo

Facebook.com/katiahardt –ArteYoga

@arteyogabrasil

 

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

By being a warrior you will harmonize the Present-Past and Present-Future

March 31, 2017

1/2
Please reload

Posts Recentes

January 17, 2019

Please reload

Arquivo